O Afoxé destacou a importância o público feminino em diversas profissões
Na tarde deste sábado de carnaval (1º), o Afoxé Filhas de Gandhy, que completa 46 anos em 2025, prestou uma homenagem especial às mulheres que se destacam em diversas áreas da sociedade durante a passagem do bloco no Pelourinho, Circuito Batatinha (Centro Histórico), entre elas, as sargentos Celina e Eliana e a soldado Roqueane representaram todas as 5.135 policiais militares da PMBA.
Além do efetivo da PM, bombeiras militares, policiais civis, peritas da Polícia Técnica, médicas, advogadas, professoras e trabalhadoras de diferentes segmentos também foram reconhecidas por sua dedicação e contribuição à sociedade. A celebração ocorreu em um momento histórico para a Polícia Militar da Bahia (PMBA), que recentemente completou 200 anos de proteção à sociedade baiana e há 35 anos as mulheres passaram a integrar o quadro funcional da corporação.
A homenagem integra o tema escolhido pelo bloco para este ano: a valorização das “Marias e Yabás” uma referência às mulheres trabalhadoras do Brasil dando visibilidade a profissões pouco reconhecidas, como catadoras de materiais recicláveis e costureiras, até aquelas de maior destaque, como profissionais da saúde, da educação, da segurança pública e do direito.
“Este é um reconhecimento especial à dedicação e força das mulheres na Polícia Militar da Bahia e celebra não apenas a trajetória e os desafios superados, mas também a importância da presença feminina na segurança pública. O gesto simboliza respeito, coragem e a valorização do papel da mulher na sociedade”, afirmou a sargento Celina que recebeu, assim como todas as agraciadas, um perfume exclusivo das Filhas de Gandhy.